Pré-Ligas

O que são Pré-ligas

Na joalheria, o uso do ouro ou da prata como metais puros não possibilitam a produção de joias com alto grau de resistência mecânica, capazes de suportar o desgaste inerente ao uso ao longo dos anos. Além disso, os metais puros não são capazes de garantir maleabilidade ou possibilitar a variação da cor.

Pré –liga é o termo utilizado para denominar uma categoria de ligas metálicas não ferrosas. Ou seja , é uma mistura de metais não contendo ferro utilizado na indústria joalheira para ser adicionada ao Ouro e a Prata no processo de confecção de joias.

Z

Suporte para a melhor escolha

A Inclusão de pré-ligas que contenham metais como : Cobre, Prata, Zinco, Níquel, Irídio, Silício, Índio atenderá as demandas específicas da produção joalheira.

A variedade desses parâmetros justifica a necessidade de uma grande variedade na composição das pré-ligas.

Portanto a indicação correta de uma pré-liga deverá levar em conta diversas variáveis tais como a cor, o teor da joia, o processo de fundição utilizado e o tipo de peça.

A BQZ conta com departamento técnico capaz de orientar seus clientes na escolha da pré-liga mais indicada para cada caso, atendendo ás necessidades específicas de sua produção.

Linha Completa de Pré-ligas

E

Pré- ligas especificas, formuladas para facilitar a produção da indústria joalheira atendendo as diferentes finalidades, tais como: Fundição, laminação, confecção de alianças, estamparia, produção de fios, correntes e tubos ocos entre outros.

E

Nossas linhas de pré-ligas estão disponíveis em várias cores em diferentes tonalidades, possibilitando uma grande liberdade na criação de joias.

Guia de tonalidades Amarelas

Para atender a necessidade de uma tonalidade exclusiva para suas joias, a BQZ e Legor Group oferecem pré-ligas com diversas variações em torno da cor amarela, especialmente preparadas sob supervisão técnica da Legor Group.

As pré – ligas vão desde o amarelo esverdeado até o amarelo intenso, passando pelo padrão 2N, que equivale a nossa tonalidade 33. Essa variedade de tonalidade está disponível em nossas linhas BRIL, FLEX, IRÍDIUM E SPIN.

Primariamente indicada para uso em máquinas sem proteção, sendo uma ótima opção para aqueles utilizam maçarico. A adição de elementos com propriedades desoxidantes e fluidificantes proporcionam boa proteção ao metal fundido, conferindo as joias resistências superior a oxidação. Indicada também para fundições com pedras cravadas na cera.

 

Pré- liga Tonalidades Fundição Laminação Correntaria Tubos ocos
BRIL 31 AMARELA **** ** ° °
BRIL 33 AMARELA – 2N **** ** ° °
BRIL 36 AMARELA **** ** ° °
BRIL 39 AMARELA **** ** ° °
BRIL 41 AMARELA **** ** ° °
BRIL 44 AMARELA **** ** ° °
BRIL 50 AMARELA – 3N **** ** ° °

 

Legenda : **** = ótima  *** = Muito Boa     ** = Boa      * = Regular       ° = Não utilizar

As pré – ligas desta linha possuem uma alta concentração de aditivos redutores de grãos, garantindo assim, uma excelente compactação do metal fundido, sendo uma ótima opção para a fundição em cera perdida, bem como nos processos onde a deformação plástica é necessária tais como estamparia, correntaria e fabricação de tubos ocos. As ligas da linha Iridium não contêm aditivos desoxidantes na sua composição

 

Pré- liga

Tonalidades

Fundição

Laminação

Correntaria

Tubos ocos

IRIDIUM 33

AMARELA – 2N

****

****

****

****

IRIDIUM 36

AMARELA

****

****

****

****

IRIDIUM 39

AMARELA

****

****

****

****

IRIDIUM 44

AMARELA

****

****

****

****

IRIDIUM 50

AMARELA 3 N

****

****

****

****

IRIDIUM 53

AMARELA

****

****

****

****

 

 

****

****

****

****

 

Legenda: **** = ótima ***   *** = Muito Boa     ** = Boa      * = Regular       ° = Não utilizar

specialmente desenvolvida para produção de alianças pelo método de arruelas centrugadas. As pré – ligas desde linha também podem ser usadas para laminação, fabricação de tubos e fundição por cera perdida. Contém média concentração de redutores de cristais e altas concentração de fluidificantes o que lhe confere um ótimo grau de elasticidade e um excelente brilho.

 

Pré- liga Tonalidades Fundição Laminação Correntaria Tubos ocos
SPIN 33 AMARELA – 2N *** **** **** ***
SPIN 36 AMARELA *** **** **** ***
SPIN 39 AMARELA *** **** **** ***
SPIN 41 AMARELA *** **** **** ***
SPIN 44 AMARELA *** **** **** ***
SPIN 50 AMELA – 3N *** **** **** ***
    *** **** **** ***

 

Legenda: **** = ótima  *** = Muito Boa     ** = Boa      * = Regular       ° = Não utilizar

Linha Ultracast

Ultracast é uma linha especial de pré–ligas para Ouro amarelo que caracteriza-se pelo alto teor de fluidez, compactação e brilho de superfície.
E

As ligas da linha ultracast reduzem a porosidade, melhoram a estrutura dos cristais de solidificação melhorando,portanto, a flexibilidade. Desta forma, problemas como fragilidade e oxidação podem ser minimizados.

E

Essas pré-ligas utilizam oxidantes desenvolvidos pela Legor – Group e redutores de grãos especiais garantindo excelente performarmance para os processos de fundição em cera perdida e laminação.

E

A inclusão desses aditivos especiais, a escolha criteriosa das matérias primas utilizadas e ainda, um padrão internacional de qualidade, fazem das ligas da Ultracast uma opção atual para joalheria Brasileira.

São indicadas primeiramente para fundição por cera perdida para sistemas fechados (com proteção) bem como para colatas continuas.

Devido a sua alta fluidez, essas pré-ligas favorecem o preenchimento de moldes, sendo capazes de reproduzir os mais finos detalhes.

  • Não contêm Silício nem Zinco na composição.

Foram desenvolvidas especialmente para trabalhos mecânicos.

  • Não contêm Silício nem Zinco na composição.

Foram desenvolvidas para obter-se fundições de alta qualidade, brilhantes, livre de oxidação sem prejudicar demasiadamente suas propriedades mecânicas. São indicadas para sistemas abertos de fundição e também para fundições com pedras cravadas em cera.

  • Contêm Silício nem Zinco na composição.

 

Pré- liga Tonalidades Fundição Laminação Correntaria Tubos ocos
A 182 N AMARELA – 2N **** **** ** *
A 183 N AMARELA- 3 N **** **** ** *
B 182 N AMARELA – 2 N *** **** *** ***
B 183 N AMARELA – 3 N *** **** *** ***
C 182 N AMARELA  – 2 N **** ** ° °
C 183 N AMARELA – 3N **** ** ° °
C 182 N 1 AMARELA – 2N **** ** ° °

 

Legenda: **** = ótima  *** = Muito Boa     ** = Boa      * = Regular       ° = Não utilizar

PRÉ–LIGAS PARA OURO BRANCO

Pré- liga muito macia indicada para laminação, correntaria, estamparia e confecção de tubos.

Não indicada para fundição em cera perdida. Por ser usada em teores de 9 a 18 k – cor bastante razoável e excelente laminação.

Ideal para Estamparia ****

Pré –liga branca com boas características de deformação plástica. É uma das pré ligas para ouro branco indicadas para trabalhos mecânicos mais populares no mercado joalheiro mundial. Indicada para laminação, correntaria, estamparia e confecção de tubos ocos.

Pode ser usada nos teores 14 a 18 k. Possui a cor branca, é uma pré liga bastante macia.

Pré –ligas indicadas para uso em fundição a cera perdida e laminação. Contém desoxidantes e redutores de cristais. Altamente resistentes a trincas. Pode ser usada em teores a 18 k .Ótima cor branca e boa laminação.

Pré –liga com maior concentração de desoxidantes e prata em sua composição. Ideal para fundição com pedras cravadas em cera. Deve ser usada em teores 9 a 18 k . Cor muito branco e razoável para laminação.

Pré-liga altamente indicada para fundição e laminação. Possui média concentração de desoxidantes e redutores de cristais. Altamente resistente a trincas. Deve ser usada preferencialmente em máquinas fechadas com proteção de Argônio ou Nitrogênio. Pode ser usada em terrores 14ª 18 k. ótima cor branca e boa laminação.

Pré-ligas indicada para laminação, confecção de tubos e correntes. Resistentes a trincas. Bons resultados em fundição em máquinas fechadas e proteção de Argônio e Nitrogênio. É uma das ligas mais versáteis de nossa linha.

Pode ser usado em teores 14 a 18 k , cor muito branca e ótima laminação.

Trata-se de pré liga indicada para confecção de alianças pelo método centrifugo. Bastante dura, porém com média expansão. Cor muito branca, dispensando o banho de ródio. Brilho excepcional. Não possui desoxidantes em sua composição.

PRÉ-LIGAS DE PRATA

É uma pré-liga de alta qualidade indicada para fundição de prata nos teores 800 a 950. As peças fundidas com essa pré – liga oferecem superfície compactas, um alto brilho e uma redução significativas da porosidade e retração.

Germânia é uma pré –liga com alto teor de desoxidantes na sua formulação sendo, portanto, capaz de produzir fundições brancas, livre de manchas e muito resistentes ao escurecimento. 

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:

  • Possui alta fluidez, proporcionandoum excelente preenchimento dos moldes;
  • É altamente indicada para fundições com pedras cravadas na cera;
  • Pode ser usada em sistemas de fundição fechados (assistidos por vácuo e/ou proteção de gás inerte).

Germania Plus é uma pré –liga top de linha internacional para fundição de prata nos teores 800 a 950 . As peças fundidas com Germania Plus oferecem alto brilho, superfícies compactas uma considerável redução na porosidade de retração.

Germania Plus possui um alto teor de desoxidantes sendo , portanto, capaz de produzir fundições brancas, livres de manchas e muito resistentes ao escurecimento.

Diversos testes executados nos laboratórios Legor Group confirmam que a Germania Plus é extremante resistente ao escurecimento causado pelas reações típicas das ligas de prata com o meio ambiente.

Essa característica especial, torna- a uma opção moderna para a joalheria atual.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:

  • Pode ser usada em sistema de fundição abertos sem proteção e também em sistemas de fundição fechados (assistidos por vácuo e/ou proteção de gás inerte);
  • É altamente indicada para a fundição com pedras cravadas na cera;
  • Pode ser endurecida através de tratamento térmico;
  • Não pode ser escurecida artificialmente.

É uma pré-liga de alta qualidade indicada para fundição de prata nos teores 800 a 950. As peças fundidas com essa pré-liga oferecem superfíciescompactas, um alto brilho e uma redução significativa da alta porosidade de retração.

Germania Mix possui desoxidantes na sua formulação sendo, portanto, capaz de produzir fundições brancas, livres de manchas e com baixa tendência ao desenvolvimento de trincas.

CARASCTERISTICAS PRINCIPAIS

  • Possui alta fluidez, proporcionando um excelente preenchimento dos moldes;
  • Pode ser usada em sistema de fundição abertos sem proteção e também em sistemas de fundição fechados (assistidos por vácuo e/ou proteção de gás inerte);
  • É indicada para a fundição com pedras cravadas na cera;
  • Não pode ser escurecida artificialmente.

Argenta é uma pré-liga sem Silício para fundição e laminação em prata nos teores 800 a 925.

Contém aditivos que minimizam a formação de óxido de cobre. Desta forma, as peças obtidas com Argenta são bastante resistentes ao escurecimento.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS

  • Boa Fluidez, facilitando o preenchimento dos moldes;
  • Fundições com superfícies compactas;
  • Mínima produção de resíduos no cadinho;
  • Temperatura sólida : 805° C
  • Temperatura Líquida : 890 ° C

É liga que não contém silício (desoxidante) na sua composição não sendo, portanto indicada para fundições com pedras cravadas na cera.

AF Flex é indicada para sistemas fechados de fundição (assistidos por vácuo e atmosfera protegida por gás inerte).

Devido a inclusão de aditivos especiais, o tamanho dos grãos de solidificação do metal é extremamente reduzido. Essa característica garante superfície compactas, uma excelente reprodução dos detalhes e ainda um ótimo desempenho nos processos eu necessitam deformação plásticas tais como laminação, estamparia e produção de tubos. Portanto, Ag Flex é extremamente indicada para trabalhos manuais.

Ag Flex é capaz de promover uma alta produtividade, especialmente para aqueles que necessitam de ciclos de fundição rápidos. Isso é possível devido á somatória de alguns fatores:

  • Uma baixa tendência em produzir resíduos nos cadinhos, permanecendo limpo entre um ciclo e outro, poupa tempo no processo de fundição.
  • Baixa tendência em formar trincas. Dessa forma os frascos poderão ser estourados rapidamente.

AG Flex Plus não contêm silício (desoxidante) na sua composição nãosendo, portanto indicada para fundições com pedras cravadas na cera.

Ag Flex Plus é indicada para sistemas fechados de fundição (assistidos por vácuo e atmosfera produzida por gás inerte)

Apresenta uma baixa tendência em produzir resíduos nos cadinhos.

Ag Flex Plus possui uma fluidez adequada, garantindo um bom preenchimento e reprodução dos moldes, inclusive de peças finas e detalhadas.

Devidos a inclusão de aditivos especiais, o tamanho dos grãos de solidificação é extremamente reduzido, garantido uma alta compactação do metal. Sua formulação moderna confere-lhe ainda uma baixa tendência a porosidade de retração e uma baixa reação com o revestimento. Portanto, a ocorrência de porosidade de retração é uma baixa reação com o revestimento.

Portanto, a ocorrência de porosidade gasosa é extremamente reduzida. AG Flex Plus produz uma qualidade da superfície muito superior quando comparada a outras ligas disponíveis no mercado.

AG 18 é uma pré liga livre de Silíciopara fundição e laminação em prata nos teores 800 a 925. AG 18 contém aditivos que minimizam a formação de óxidos de cobre.

Desta forma, as peças obtidas com seu uso apresentam boa resistência ao escurecimento.

É uma opção econômica capaz de garantir qualidade nas fundições.

Indicadas para sistemas abertos de fundição.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:

  • Excelente relação custo benefício;
  • Boa Fluidez,facilitando o preenchimento de moldes;
  • Fundições com superfícies compactas, com reduzida oxidação;
  • Pequena produção de resíduos nos cadinhos;

AG 800 é uma pré – liga formulada especialmente para confecção de pelas para mostruário em prata teor 800, apresentando as seguintes vantagens:

  • Cor muito branca, altamente resistente a oxidação;
  • Total ausência de manchas escuras;
  • Alta dureza (semelhante ao Ouro amarelo 18k)
  • Ótima aderência aos banhos de Ouro e Ródio;
  • Resistência ao escurecimento;
  • Teor 800 de prata (menor custo);
  • Ótimos resultados em fundição e laminação;

AG 800 é elaborada em dois componentes que devem ser usados em partes iguais:

  • A Branqueador
  • B Escurecedor

Instruções para Uso :

Após a fundição, aguardar 10 minutos antes de quebrar o revestimento. Lavar em solução de sal branqueador ou ácido sulfúrico a 20% quente.
Não usarácido muriático ou clorídrico, pois causarão o escurecimento das peças..
Exemplo:
  • Prata pura 85%;
  • Branqueador 7,5%;
  • Escurecedor 7,5%;
  • Total 100%;
  • Observação: Necessita o uso de solda própria (baixa fusão).

PRÉ-LIGAS PARA SOLDA

As pré-ligas Legor Group para soldas são disponíveis para Ouro e prata em diversos teores. As cores poderão variar entre o amarelo, branco e até o rosê.

Amarela 18 k Forte e Fraca
Amarela 14 k  
Branca 18 k  Forte e fraca
Branca 14 k  
Solda para Prata Apresentada como pré-liga dou solda pronta para uso
E

Todas as soldas Legor Group são isentas de Cádmio, metal que por suas características de evaporação, é prejudicial à saúde. O Cádmio é um metal com um ponto de fusão 321° c e ponto de ebulição, portanto, encontra-se na faixa das temperaturas usuais de soldagem, havendo perigo de liberação de vapores tóxicos.

E

A Legor Group utilza o índio como alternativa ao Cadmio, garantindo assim sua segurança durante as soldagens. O índio possui ponto de fusão de 157° c e ponto de ebulição 2073° c , muito acima das temperaturas usuais de soldagem. ALem disso, suas características mecânicas e de fluidez são superiores ás do Cádmio.

PRÉ-LIGAS ROSE / VERMELHAS

Contém elementos que atual como redutors de cristais de solificação, proporcionando uma mehor estrutura granular . Esta característica garante melhor desempenho nos processos que necessitam deformação plástica, tais como estamparia e correntaria.

 

Pré liga Tonalidades Fundição Laminação Correntaria Tubos Ocos
FLEX 78 ROSE **** **** *** **
FLEX 92 VERMELHA **** **** *** **